domingo, 6 de novembro de 2011

TU

Eu era pobre
Não tinha teto,
Não tinha afeto,
Não tinha escola,
Não tinha pão.

Dormi em tuas calçadas como um animal;
Sofri a violência da tua polícia;
Conheci a injustiça da tua justiça;
Sobrevivi à insuficiência da tua caridade.
Pedi ajuda, deste-me desprezo;
Pedi respeito, ofereceste-me omissão.

Se um dia alguém mais competente
Souber guiar-me por caminhos tortos
E, em lugar de um livro,
Colocar um revólver em minha mão;
Em lugar de uma bola
Me der uma lata de cola para cheirar;
Em lugar do amor
Me ensinar o ódio como solução...

ENTÃO:
Se nos encontrarmos em algum lugar
Talvez te assaltarei,
Talvez te agredirei,
Talvez te matarei.

MAS NÃO RECLAMES:
Quando eu ainda não saiba odiar,
Tu não me deste motivos para amar-te.

Como se pode queixar da cizânia,
A mão irresponsável que a semeou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário